E, orando, não useis de vãs repetições, como fazem os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."
(Mateus 6: 7-8)
Não useis de vãs repetições. Um dos significados da palavra "vão" é "oco". Uma oração repetida à exaustão torna-se oca, vazia, mecânica, sem fé, sem sentimento. Outro significado da mesma palavra é "inútil". Jesus está ensinando que é inútil ficar repetindo uma oração.
Como fazem os gentios. O termo gentios se refere às pessoas do Mundo, que não seguem a Palavra de Deus. Jesus está dizendo que ficar repetindo orações é agir como as pessoas do Mundo, que não conhecem a Deus.
Porque pensam que pelo muito falar serão ouvidos. Substituíra a verdadeira fé pela oca idéia de que somente serão ouvidos se repetirem bastante a oração.
Não vos assemelheis, pois, a eles. Isto soa como advertência. O Senhor abomina orações repetitivas, porque subestimam a Inteligência e a Onisciência de Deus. A pessoa repete muito porque pensa que Deus tem dificuldade para ouvir ou não consegue entender. A Palavra diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir."(Isáias 49:1).
Jesus disse que o Pai é tão Poderoso que sabe o que nos é necessário, antes de Lhe pedirmos.
O salmista Davi também sabia disto e, orando, disse: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou a língua, e tu, Senhor, já a conheces toda." (Salmos 139:1-4)
Esta é a fé de quem conhece a Deus.
Fonte: O Evangelho Reunido.
Juanribe Pagliarin
Nenhum comentário:
Postar um comentário